Ir para o conteúdo

2.1. Conceitos

Todos os conceitos serão apresentados nesta documentação para facilitar o entendimento sobre os termos que serão utilizados nas próximas seções.

Dicionário

Termo Descrição
Ambiente de Interoperabilidade Ambiente de interoperabilidade conecta registradoras diferentes para garantir consultas e travas de recebíveis entre elas.
APIIMF Entidade autorreguladora criada pelas principais registradoras (B3, CERC, Núclea e TAG) para organizar, padronizar e supervisionar o funcionamento das plataformas de registro de recebíveis, principalmente no mercado de cartões de crédito.
Arranjo de Pagamento Arranjo é o conjunto de regras e estrutura que permite uma transação com cartão acontecer — como uma bandeira (Visa, Master, Elo) operando no débito ou no crédito.
Credenciadora Credenciadora (ou adquirente) é quem viabiliza pagamentos por cartão nas maquininhas (ex: Cielo, Rede).
Data de liquidação Data em que o valor da UR será creditado na conta do EC
Estabelecimento Comercial (EC) Estabelecimento é a loja que efetuou a venda no cartão de crédito/débito
ID efeito Contrato ID de Efeito de Contrato é o número que permite que registradoras diferentes reconheçam o mesmo contrato.
Permite consulta e controle do contrato em qualquer registradora.
Garante que URs (Unidades de Recebíveis) estejam corretamente vinculadas e travadas.
É essencial no ambiente de interoperabilidade — todas as ações cruzadas usam esse ID.
Registradoras Registradora garante e controla os valores das vendas no cartão, como um cartório digital financeiro. (ex: B3, CERC, Núclea e TAG)
Unidade de Recebível (UR) A Unidade de Recebível (UR) representa um valor que uma loja (estabelecimento comercial) tem a receber de uma venda feita no cartão.

🔑 As 4 informações essenciais para gerar uma UR:
- Data de liquidação
- Arranjo
- Credenciadora
- Estabelecimento Comercial (EC)